28 de nov. de 2010

Frase da Semana...

"O professor medíocre descreve, o professor bom explica, o professor óptimo demonstra e o professor fora de série inspira"
William Arthur Ward 

Basil Bernstein

Trabalhinho feito em aula.. Eu gostei!!!







Fizemos este trabalho para explicar os principais conceitos.. Alguma dúvida?!

Jesuitas!! Por toda parte!!! h ehe h

No Jornal Zero Hora do dia 27 de novembro deste ano, saiu uma matéria sobre os Jesuítas no Caderno Vida página 8, segue em anexo a reportagem...


Segue aqui o link com a matéria: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jspx?uf=1&local=1&action=getCapaVida&treeName=Vida&section=vida&origem=vida&capaId=vida

Frase da Semana...

"O principal objetivo da educação é criar homens capazes de fazer coisas novas não simplesmente de repetir o que outras gerações fizeram, homens criativos, inventivos, descobridores" 
Piaget

31 de out. de 2010

Essa máquina de bobagens?!

Encontrei esse video na web, uma obra prima, vale a pena dar uma olhada e fazer algumas reflexões...

Frase da Semana...



"Um bom mestre tem sempre esta preocupação: ensinar o aluno a desenvencilhar-se sozinho."
André Gide

Portifólio!!!

Nessa semana que passou apresentamos nosso portifólio para as professoras e os demais colegas, foi bem interessante, os colegas produziram trabalhos incriveis, desde videos animados, até álbuns de fotos.
Logo postarei algumas images do meu portifolio e vou pedir para os colegas disponibilizar os deles também, eu acabei criando uma série de histórias em quadrinhos baseadas  nas histórias do Calvin (que eu adoro por sinal).
Em cada história fiz alguns reflexões e relações entre todo o conteúdo do semestre, expliquei algumas teorias e as exemplifiquei, trazendo elas pra as nossas ações do dia a dia...

17 de out. de 2010

Professor

Professor é uma pessoa que ensina uma ciênciaartetécnica ou outro conhecimento. Para o exercício dessa profissão, requer-se qualificações acadêmicas e pedagógicas, para que consiga transmitir / ensinar a matéria de estudo da melhor forma possível ao aluno.
É uma das profissões mais antigas e mais importantes, tendo em vista que as demais, na sua maioria, dependem dela. Já Platão, na sua obra A República, alertava a importância do papel do professor na formação do cidadão.
No Brasil, professor é o profissional que ministra aulas ou cursos em todos os níveis educacionais, a saber: Educação infantil, Educação fundamental, Ensino médio e superior, além do Ensino profissionalizante e técnico. Em 15 de outubro comemora-se o Dia do Professor. Nas séries iniciais da escolarização, temos uma porcentagem elevada de mulheres exercendo a função; no Brasil, com o passar dos níveis escolares, vemos a inversão dos percentuais em favor dos homens.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Professor



"Toda a arte de ensinar é apenas a arte de acordar a curiosidade natural nas mentes jovens, com o propósito de serem satisfeitas mais tarde" 
 Anatole France


CRONOLOGIA POMBALINA...

Para facilitar a compreensão desse período tão importante para a Educação, abaixo uma Cronologia do Período Pombalino;


Fonte: www.pedagogiaemfoco.pro.br

Período Pombalino

PERÍODO POMBALINO - 1760 - 1808

        Com a expulsão saíram do Brasil 124 jesuítas da Bahia, 53 de Pernambuco, 199 do Rio de Janeiro e 133 do Pará. Com eles levaram também a organização monolítica baseada no Ratio Studiorum      
Pouca coisa restou de prática educativa no Brasil. Continuaram a funcionar o Seminário episcospal, no Pará, e os Seminários de São José e São Pedro, que não se encontravam sob a jurisdição jesuítica; a Escola de Artes e Edificações Militares, na Bahia; e a Escola de Artilharia, no Rio de Janeiro. 
      Os jesuítas foram expulsos das colônias por Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal, primeiro-ministro de Portugal de 1750 a 1777, em função de radicais diferenças de objetivos. Enquanto os jesuítas preocupavam-se com o proselitismo e o noviciado, Pombal pensava em reerguer Portugal da decadência que se encontrava diante de outras potências européias da época. A educação jesuítica não convinha aos interesses comerciais emanados por Pombal. Ou seja, se as escolas da Companhia de Jesus tinham por objetivo servir aos interesses da fé, Pombal pensou em organizar a escola para servir aos interesses do Estado.


    Através do alvará de 28 de junho de 1759, ao mesmo tempo em que suprimia as escolas jesuíticas de Portugal e de todas as colônias, Pombal criava as aulas régias de Latim, Grego e Retórica. Criou também a Diretoria de Estudos que só passou a funcionar após o afastamento de Pombal. Cada aula régia era autônoma e isolada, com professor único e uma não se articulava com as outras. 

      Portugal logo percebeu que a educação no Brasil estava estagnada e era preciso oferecer uma solução. Para isso instituiu o "subsídio literário" para manutenção dos ensinos primário e médio. Criado em 1772 era uma taxação, ou um imposto, que incidia sobre a carne verde, o vinho, o vinagre e a aguardente. Além de exíguo, nunca foi cobrado com regularidade e os professores ficavam longos períodos sem receber vencimentos a espera de uma solução vinda de Portugal. 
      Os professores eram geralmente mal preparados para a função, já que eram improvisados e mal pagos. Eram nomeados por indicação ou sob concordância de bispos e se tornavam "proprietários" vitalícios de suas aulas régias. 
      De todo esse período de "trevas" sobressaíram-se a criação, no Rio de Janeiro, de um curso de estudos literários e teológicos, em julho de 1776, e do Seminário de Olinda, em 1798, por Dom Azeredo Coutinho, governador interino e bispo de Pernambuco. O Seminário de Olinda "tinha uma estrutura escolar propriamente dita, em que as matérias apresentavam uma sequência lógica, os cursos tinham uma duração determinada e os estudantes eram reunidos em classe e trabalhavam de acordo com um plano de ensino previamente estabelecido" (Piletti, 1996: 37). 
      O resultado da decisão de Pombal foi que, no princípio do século XIX (anos 1800...), a educação brasileira estava reduzida a praticamente nada. O sistema jesuítico foi desmantelado e nada que pudesse chegar próximo deles foi organizado para dar continuidade a um trabalho de educação. Esta situação somente sofreu uma mudança com a chegada da família real ao Brasil em 1808.

FONTE: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br


A Reforma Pombalina

Esses videos foram nos apresentados na Componente Curricular História e Organização da educação Brasileira:







Depois dessa explicação vamos refletir um pouco sobre como o Estado Laico favoreceu na construção das Politicas educacionais no nosso pais (atualmente)?

10 de out. de 2010

Frase da Semana...


"O que é ensinado em escolas e universidades não representa educação, mas são meios para obtê-la."

Ralph Emerson


3 de out. de 2010

Karl Marx e a Nossa Educação

Trazendo um pouco de tudo isso pra nossa realidade!!!
Bem Bolado...

Marxismo ao som de Titãs... D+

O que é o Marxismo hein?!
Dêem uma olhada nesse video, define de uma forma bem clara e rápida como o Marxismo se formou, suas principais idéias e como podemos fazer as relações com a nossa atualidade.
O que é o marxismo? A partir de Karl Korsch e outros autores, se reconstitui o significado autêntico do marxismo e as deformações do pensamento de Marx e de seus continuadores:

Paulo Freire e Marx?

Esse é um pequeno trecho de uma das últimas entrevistas de Paulo Freire, (falaremos dele mais adiante no blog) é muito interessante, pois ele como um brilhante educador mostra como se aproximou do Marxismo e como ele carregou esses conceitos durante a sua vida.

Frase da Semana...


" O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu nos livros e da vida, mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender."
Affonso Romano de Sant’Anna

26 de set. de 2010

Frase da Semana...


"É por isso que se mandam as crianças à escola: não tanto para que aprendam alguma coisa, mas para que se habituem a estar calmas e sentadas e a cumprir escrupulosamente o que se lhes ordena, de modo que depois não pensem mesmo que têm de pôr em prática as suas idéias."
Immanuel Kant - Filósofo alemão


Marxismo - outros olhares...

Encontrei esse vídeo sobre o Marxismo, um pouco surrealista, mas podemos observar as relações que existem entre as idéias de Marxs e a nossa atualidade...



Muito bom...

MAFALDA e o MARXISMO (alguns pensamentos)




Fonte: http://contramachismo.wordpress.com/2010/05/06/karl-marx-presente/

Marxismo...


O Marxismo é o conjunto de idéias filosóficas, econômicas, políticas e sociais elaboradas primariamente por Karl Marx e Friedrich Engels e desenvolvidas mais tarde por outros seguidores. Baseado na concepção materialista e dialética da História, interpreta a vida social conforme a dinâmica da base produtiva das sociedades e das lutas de classes daí conseqüentes. O marxismo compreende o homem como um ser social histórico e que possui a capacidade de trabalhar e desenvolver a produtividade do trabalho, o que diferencia os homens dos outros animais e possibilita o progresso de sua emancipação da escassez da natureza, o que proporciona o desenvolvimento das potencialidades humanas. 
A luta comunista se resume à emancipação do proletariado por meio da liberação da classe operária, para que os trabalhadores da cidade e do campo, em aliança política, rompam na raiz a propriedade privada burguesa, transformando a base produtiva no sentido da socialização dos meios de produção, para a realização do trabalho livremente associado - o comunismo -, abolindo as classes sociais existentes e orientando a produção - sob controle social dos próprios produtores - de acordo com os interesses humanos-naturais.
Fruto de décadas de colaboração entre Karl Marx e Friedrich Engels, o marxismo influenciou os mais diversos sectores da atividade humana ao longo do século XX, desde apolítica e a prática sindical até a análise e interpretação de fatos sociais, morais, artísticos, históricos e econômicos. O marxismo foi utilizado desvirtuadamente como base para as doutrinas oficiais utilizadas nos países socialistas, nas sociedades pós-revolucionárias.
No entanto, o marxismo ultrapassou as idéias dos seus precursores, tornando-se uma corrente político-teórica que abrange uma ampla gama de pensadores e militantes, nem sempre coincidentes e assumindo posições teóricas e políticas às vezes antagônicas, tornando-se necessário observar as diversas definições de marxismo e suas diversas tendências, especialmente a social-democracia, o bolchevismo, o esquerdismo e o comunismo de conselhos.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marxismo

Émile Durkheim


No pensamento durkeiniano a sociedade prevalece sobre o indivíduo, pois quando este nasce tem de se adaptar às normas já criadas, como leis, costumes, línguas, etc.

O indivíduo, por exemplo, obedece a uma série de leis impostas pela sociedade e não tem o direito de modificá-las.
Durkheim formou-se em Filosofia, porém sua obra inteira é dedicada à Sociologia. Seu principal trabalho é na reflexão e no reconhecimento da existência de uma "Consciência Coletiva". Ele parte do princípio que o homem seria apenas um animal selvagem que só se tornou Humano porque se tornou sociável, ou seja, foi capaz de aprender hábitos e costumes característicos de seu grupo social para poder conviver no meio deste.
A este processo de aprendizagem, Durkheim chamou de "Socialização", a consciência coletiva seria então formada durante a nossa socialização e seria composta por tudo aquilo que habita nossas mentes e que serve para nos orientar como devemos ser, sentir e nos comportar. E esse "tudo" ele chamou de "Fatos Sociais", e disse que esses eram os verdadeiros objetos de estudo da Sociologia.
Nem tudo que uma pessoa faz é um fato social, para ser um fato social tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade. Isto é, o que as pessoas sentem, pensam ou fazem independente de suas vontades individuais, é um comportamento estabelecido pela sociedade. Não é algo que seja imposto especificamente a alguém, é algo que já estava lá antes e que continua depois e que não dá margem a escolhas.

O mérito de Durkheim aumenta ainda mais quando publica seu livro "As regras do método sociológico", onde define uma metodologia de estudo, que embora sendo em boa parte extraída das ciências naturais, dá seriedade à nova ciência. Era necessário revelar as leis que regem o comportamento social, ou seja, o que comanda os fatos sociais.
Em seus estudos, os quais serviram de pontos expiatórios para os inícios de debates contra Gabriel Tarde (o que perdurou praticamente até o fim de sua carreira), ele concluiu que os fatos sociais atingem toda a sociedade, o que só é possível se admitirmos que a sociedade é um todo integrado. Se tudo na sociedade está interligado, qualquer alteração afeta toda a sociedade, o que quer dizer que se algo não vai bem em algum setor da sociedade, toda ela sentirá o efeito. Partindo deste raciocínio ele desenvolve dois dos seus principais conceitos: Instituição social e Anomia.
A instituição social é um mecanismo de proteção da sociedade, é o conjunto de regras e procedimentos padronizados socialmente, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade, cuja importância estratégica é manter a organização do grupo e satisfazer as necessidades dos indivíduos que dele participam. As instituições são, portanto, conservadoras por essência, quer seja famíliaescolagovernopolíciaou qualquer outra, elas agem fazendo força contra as mudanças, pela manutenção da ordem.
Durkheim deixa bem claro em sua obra o quanto acredita que essas instituições são valorosas e parte em sua defesa, o que o deixou com uma certa reputação de conservador, que durante muitos anos causou antipatia a sua obra. Mas Durkheim não pode ser meramente tachado de conservador, sua defesa das instituições se baseia num ponto fundamental, o ser humano necessita se sentir seguro, protegido e respaldado. Uma sociedade sem regras claras (num conceito do próprio Durkheim, "em estado de anomia"), sem valores, sem limites leva o ser humano ao desespero. Preocupado com esse desespero, Durkheim se dedicou ao estudo da criminalidade, do suicídio e da religião. O homem que inovou construindo uma nova ciência inovava novamente se preocupando com fatores psicológicos mais uma vez, antes da existência da Psicologia. Seus estudos foram fundamentais para o desenvolvimento da obra de outro grande homem: Freud.
Basta uma rápida observação do contexto histórico do século XIX, para se perceber que as instituições sociais se encontravam enfraquecidas, havia muito questionamento, valores tradicionais eram rompidos e novos surgiam, muita gente vivendo em condições miseráveis, desempregados, doentes e marginalizados. Ora, numa sociedade integrada essa gente não podia ser ignorada, de uma forma ou de outra, toda a sociedade estava ou iria sofrer as consequências. Aos problemas que ele observou, ele considerou como patologia social, e chamou aquela sociedade doente de "Anomana". A anomia era a grande inimiga da sociedade, algo que devia ser vencido, e a sociologia era o meio para isso. O papel do sociólogo seria, portanto, estudar, entender e ajudar a sociedade.
Na tentativa de "curar" a sociedade da anomia, Durkheim escreve "Da divisão do trabalho social", onde ele descreve a necessidade de se estabelecer uma solidariedade orgânica entre os membros da sociedade. A solução estaria em, seguindo o exemplo de um organismo biológico, onde cada órgão tem uma função e depende dos outros para sobreviver, se cada membro da sociedade exercer uma função na divisão do trabalho, ele será obrigado através de um sistema de direitos e deveres, e também sentirá a necessidade de se manter coeso e solidário aos outros. O importante para ele é que o indivíduo realmente se sinta parte de um todo, que realmente precise da sociedade de forma orgânica, interiorizada e não meramente mecânica.

Para Durkein o objeto de estudo da Sociologia são os fatos sociais. Esses fatos sociais são as regras impostas pela sociedade (as leis, costumes, etc. que são passados de geração à geração).
É a sociedade, como coletividade, que organiza, condiciona e controla as ações individuais. O indivíduo aprende a seguir normas e regras que não foram criadas por ele, essas regras limitam sua ação e prescrevem punições para quem não obedecer aos limites sociais.
Durkein propôs um método para a Sociologia que consiste no conjunto de regras que o pesquisador deve seguir para realizar, de maneira correta, suas pesquisas. Este método enfatiza a posição de neutralidade e objetividade que o pesquisador deve ter em relação à sociedade: ele deve descrever a realidade social, sem deixar que suas idéias e opiniões interfiram na observação dos fatos sociais.

Fonte: http://www.mundociencia.com.br/sociologia/durkein.htm - http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89mile_Durkheim

19 de set. de 2010

Frase da Semana...


Toda a semana vamos postar uma frase que nos faça refletir sobre o que é a educação e como podemos fazer dela uma ferramenta para mudar o mundo e todos aqueles que estão a nossa volta:


"Mesmo que se admita a possibilidade de que o ensino pode resultar na aprendizagem de algumas coisas, o ensino, como é entendido no contexto da educação tradicional, produz, nos alunos, a maior parte das vezes apenas um "tomar ciência", um "ficar sabendo" - não aprendizagem."


Eduardo Chaves

18 de set. de 2010

Tudo na História é um reflexo...

Fazendo algumas reflexões:


Qual é o real valor da Companhia de Jesus no pais?
Já escutei de tudo um pouco; mas acredito que cabe pontuar duas questões:

  • Não podemos negar a sua importância para a história do Brasil, principalmente porque foram os "primeiros" a inserir o conceito de Educação Sistemática no Brasil, por mais precário e ao mesmo tempo complexo que fosse;

  • Por outro lado, a forma com que essa "educação" foi "forjada" não é um bom exemplo pra ninguém;

  • Realmente valeu a pena o preço que pagamos por nossa "inteligência", que conseqüentemente trouxe toda a negligência e o descaso com a educação de hoje!

  • Será que podemos fazer uma reflexão um pouco mais profunda e observar que esse "emburrecimento" que aconteceu com o Brasil durante as intervenções da Companhia de Jesus não colaboraram para a instalação permanente do capitalismo e a sua perpetuação no mundo?


Complexo não é, mas o mais interessante são as relações que podemos fazer com os dados históricos, o que nos ajuda muito a compreendê-los.

Tá ai!!! Vou tentar criar um mapa conceitual sobre esses reflexões, aguardem...

10 de set. de 2010

Alguns Teóricos - Durkhein

Impossível não falar de Educação sem falarmos em alguns filósofos e suas teorias, que nada mais são que uma forma de entender o mundo (a sua visão, claro).
Começando por Durkhein; encontrei um vídeo na internet que mostra de forma bem clara como se construiu o pensamento de Durkhein e como ele construiu esse modo de explicar as relações sociais como se fossem relações "orgânicas"...








7 de set. de 2010

Sempre o tal do Capitalismo!!!

Sempre culpamos o capitalismo pela maioria das coisas que acontecem em nossa vida, principalmente quando falamos em educação e economia (nem os "pobres" Jesuítas escaparam dessa), alguns desenhos retratando o capitalismo, escolha a que melhor define esse sistema. Escreva a sua impressão:
























30 de ago. de 2010

Educação brasileira.! Uma iniciativa dos Jesuítas?!

É impossivel falar em Educação Brasileira sem falarmos dos Jesuitas, a quem acredite que os Jesuítas foram os culpados por fazer a Educação Brasileira a calamidade, mas a outros que reconhecem a sua importancia e a inserção de seus fundamentos aqui no Tupiniquim, é importante observarmos que os Jesuítas não estavam no Brasil para simplesmente "educar" por amor, com pena de todos aqueles que não conheciam o maravilhoso mundo do saber,mas tambésm não devemos negar que os Jesuítas foram os primeiros a constituirem um modelo de educação aqui no Brasil (não coloco em questão se esse modelo é benefico ou não), a prova disso é que esse modelo até hoje se perpetua pelo país, claro que não naqueles primeiros moldes da época, mas de fato ainda seguimos esse modelo.

Encontrei na internet alguns videos que mostram como se deu Educação Jesuitica no Brasil e os Métodos usados por eles, vale a pena dar uma conferida...


26 de ago. de 2010

Sátira, Critica ou Bobagem mesmo?!

Navegando pela web encontrei esse video, uma espécie de clipe de uma banda ficticia "Bonde das Cabeçudas", a proposta do clipe é mostrar que se pode fazer funk mas com conteúdo, o resultado é uma obra prima, com tanta riqueza de detalhes que assusta de tão impressionante, coloquei esse clipe aqui no Blog, por mais que engraçado ele seja, vamos fazer algumas reflexões em cima da proposta desse clipe mas principalmente do seu conteúdo.



Desafio: Identifiquem no minimo 7 personalidades e/ou assuntos que foram abordados em sua escola de uma forma que você conscegue identifica-lo sem necessáriamente usar o seu nome para isso.

22 de ago. de 2010

Alguém se lembra da sua antiga Escola?

Vamos refletir um pouco e começar a fazer as nossas relações.
Encontrei esse video e achei perfeito, ele traz de uma forma lúdica como se constitui a nossa visão de escola (o plano fisico mesmo), é um texto muito bonito repleto de simbolismo que me remete a minha antiga escola, onde aprendi muita coisa, conheci muitas mais, fiz meus primeiros laçõs "eternos" de amizade dentre tanta coisa.


Sei que infelizmente nem todos tiveram essa mesma perspectiva da sua escola, mas vamos refletir sobre isso um pouco trazendo as nossas vivências para começarmos a ver a escola de uma forma mais crítica e principalmente com o olhar mais aberto...

21 de ago. de 2010

E para você a escola serve pra que?

Vamos começar as nossas reflexões, encontrei esse trailer de um belissimo documentário que discuti criticamente a função da escola e efetivamente pra que ela serve, nesse trailer temos alguns depoimentos de representantes do poder publico, alunos, pais, diretores, professores e a sociedade em geral que se questiona:


Vamos ver essas narrativas e começar a refletir sobre isso e tentar responder essa pergunta...

O que é Educação?!

Para uma reflexão mais clara será necessário esclarecermos alguns termos, vamos aos poucos, conceitua-los para que possamos estabelecer algumas relações importantes; uma das palavras que veremos constantemente o seu conceito por diferentes perspectivas é a palavra EDUCAÇÃO:

O que é educação?!
Educação - engloba os processos de ensinar e aprender; é um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. Enquanto processo de sociabilização, a educação é exercida nos diversos espaços de convívio social, seja para a adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade. Nesse sentido, educação coincide com os conceitos de socialização e endoculturação, mas não se resume a estes.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o